sábado, 16 de outubro de 2010

Momento 5 - Na EaD é impossível ser feliz sozinho




Pedagogia da autoria

Carmen Moreira de Castro Neves

Todos os componentes da educação vêm sendo aperfeiçoados na perspectiva de colocar o aprendiz no centro do projeto educacional. As tecnologias facilitam esse processo, modificando o papel do educador e dos alunos na sala de aula.
A Secretaria de Educação a Distância – Seed, do MEC, criada em 1996, conhece as resistências e incertezas quanto ao uso e impacto das tecnologias nos processos formativos, bem como os desafios da qualidade na educação presencial e a distância. Dos lugares mais distantes do Brasil, mais de 300 vídeos foram enviados e cerca de 50% com poesias de autoria dos próprios alunos.
A pedagogia da autoria é intencional, profunda, ética. Como, portanto, concretizar a pedagogia da autoria?
O Departamento de Produção e Capacitação em Educação a Distância da Seed estabeleceu duas estratégias básicas. A primeira partirá de uma nova forma de oferecer os programas da TV Escola; a segunda adota a própria pedagogia da autoria para os cursos de formação continuada nas mídias que enriquecem a educação. É função da pós-exibição incentivar a autoria.
Como primeiro passo no desenvolvimento dessa proposta, houve o lançamento da I Chamada Pública para seleção de conteúdos educacionais, no âmbito do Programa de Fomento à Produção de Programas Educacionais Multimeios, sobre temas relativos à Língua Portuguesa e Matemática, a partir das matrizes curriculares da 4ª série do ensino fundamental estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb4.
Ao definir o Saeb como ponto de partida do Programa de Fomento à Produção de Programas Educacionais Multimeios, a TV Escola ratifica seu compromisso com a qualidade na educação e estabelece como espinha dorsal da produção própria dois domínios essenciais a todo cidadão: o da língua materna e o do raciocínio lógico-matemático. Essa opção não quer dizer que outras áreas curriculares estarão fora da programação da TV Escola.
Nele, há duas premissas básicas: a pedagogia da autoria e a integração das mídias.
Enquanto não se define a questão da TV digital interativa no Brasil, é fundamental o uso da TV Escola combinado ao Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo e a outras iniciativas de levar computadores às escolas
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Grupos Operativos com Adolescentes

Sabemos quanto é normal e saudável o homem viver em sociedade. Essa condição social, nos exige frequentemente reavaliações e resignificações dos nossos marcos referenciais a fim de integrar eticamente nossas diferenças.
Na adolescência, experimentamos essa vivência grupal fora do âmbito familiar, entrando em contato com diferentes culturas, hábitos, valores, crenças, necessidades, etc.
Este artigo tem por objetivo sensibilizar profissionais que atuam com jovens e adolescentes em situações de grupo, afim de que possam aproveitar essa oportunidade como um espaço protetor a saúde integral dos nossos jovens. Aos pedagogos, professores, educadores, psicólogos, assistentes sociais, sociólogos, médicos, enfermeiros, agente de segurança, artesãos, aos líderes cominitários e religiosos, enfim todos que têm contato educativo com adolescentes.
A teoria e técnica de grupos operativos, foi desenvolvida por Enrique Pichon-Rivière, médico psiquiatra e psicanalista de origem suíça que viveu na Argentina desde seus 4 anos de idade.

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