sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Momento 3

Mapas Conceituais

São ferramentas gráficas visando a organização e representação do conhecimento. São estruturados a partir de conceitos fundamentais e suas relações. Os conceitos são destacados em caixas de texto. A relação entre dois conceitos é representada por uma linha ou seta, contendo uma "palavra de ligação" ou "frase de ligação". Sendo assim, Mapas Conceituais têm por objetivo reduzir, a estrutura de um dado conhecimento, aos seus elementos básicos.
Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.
Servem para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aluno.
Os mapas conceituais tanto podem ser vistos como instrumentos de aprendizagem significativa quanto de um processo participativo de ensino-aprendizagem.
Uma figura vale mais que mil palavras...



Pesquisas na Internet

Hoje em dia é possível achar tudo o que precisamos através dos sites de buscas. Existem vários sites como o google, yahho,cadê e outros. É só escolher um deles e começar sua pesquisa, aí vão algumas dicas.

Dica 1: A maioria dos internautas usam sites de buscas para procurar o que desejam. Faça o mesmo. Comece sua pesquisa navegando num site de buscas. Escolha seu favorito entre: pode ser qualquer um destes citados acima o outro de sua preferência.

Dica 2: Todos os sites de busca mostram uma janela onde você deve escrever o tema da busca.Escreva palavras especificas assim você consegue buscar o que você precisa com mais agilidade.


Dica 3: Precisando, use mais de uma palavra na sua procura. Assim sua pesquisa ficará ainda mais específica.

Dica 4: Quando você usar mais de uma palavra na pesquisa, use aspas duplas antes da primeira palavra e depois da última palavra. Desta forma, o site de busca entenderá que você quer informações que contenham todas as palavras que estão entre as aspas, na sequência em que as palavras aparecem.

Dica 5: Quando você usar mais de uma palavra, utilize o sinal de + ,assim você amplia as buscas e traz paginas que contenham as duas expressões.

Dica 6: Em usando mais de uma palavra, utilize o sinal de - antes de cada uma das palavras que "não" deseja ver nos resultados da busca.

Dica 7: Você pode usar partes de palavras seguidas de * para obter resultados. Suponha que queiramos fazer uma pesquisa sobre o que existe na Internet sobre o Brasil e sobre os(as) brasileiros(as). Basta colocarmos Brasil* como palavra-chave para obtermos os resultados desejados.

Dica 8: Pesquise muito. Pesquisas são uma grande maneira de você ampliar os seus conhecimentos.

Enfim, diante de tanta informação existente em toda a internet e em diversos portais, é de grande importância ter o conhecimento do funcionamento dos mecanismos de busca, par que o foco da busca nas bases de dados nos permita trazer informações qualificadas. É muito importante também saber avaliar as informações encontradas na internet, no que diz respeito à credibilidade, intencionalidade e conteúdo. E é a partir daí que nós estaremos usufruindo de maneira correta desse universo de informações, que a internet nos possibilita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário